quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Ministro da Defesa concede aval para o ITA no Ceará, impulsionando a economia e pesquisa de ponta

Foto: MEC Divulgação

O Ceará deu mais um passo no projeto para receber uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O ministro da Defesa, José Múcio, anunciou nesta terça-feira (3) que o projeto tem sinal verde para ser instalado na capital cearense.


"Recebemos das mãos da comissão que preparou esse relatório que diz da possibilidade de se executar esse projeto. Estamos muito felizes. Está de parabéns o Ceará, está de parabéns o Nordeste brasileiro, e podemos dizer que o Brasil também", afirmou Múcio.


O anúncio foi feito na sede do ITA, em São José dos Campos, em São Paulo. Além de José Múcio, estavam presentes o ministro da Educação, Camilo Santana; e o governador do Ceará, Elmano de Freitas.


O instituto tem um dos vestibulares mais tradicionais e mais difíceis do país, e Fortaleza é a cidade que mais aprova estudantes na escola (confira os dados abaixo).


"Esse é mais um passo importante para o ITA que é um orgulho de todos nós brasileiros, um dos cursos mais conceituados do mundo pela sua excelência, não só da graduação, mas da pós-graduação, da pesquisa, da inovação que o país tem", comemorou Camilo Santana.


"Motivo de muito orgulho e tenho certeza que o passo que vem sendo aqui dado de apresentação do estudo realizado, isso demonstra pra nós que teremos um futuro brilhante para o nosso país, a nossa região", acrescentou Elmano de Freitas.


A extensão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em Fortaleza deve funcionar na Base Aérea, ainda sem data definida.


De 2012 a 2022, os estudantes de Fortaleza ocuparam 36,7% das vagas do instituto Das 1.478 vagas disponibilizadas no vestibular nesse período, 543 foram de estudantes que se matricularam na capital cearense.


Em reportagem publicada em 2022, o g1 conversou com ex-alunos e representante de escolas particulares cearenses para entender os motivos dos altos níveis de aprovação do Ceará nos vestibulares mais difíceis do país. Entre os pontos citados, estão:


tradição de preparo diferenciado de candidatos;

modelo pedagógico das escolas, com turmas específicas para quem tenta ITA e IME;

oferta de bolsas de estudo para alunos que se destacam;

'olheiros' nas escolas que buscam os melhores alunos do estado.

 


*Fonte: g1