Professores da Universidade Regional do Cariri (URCA), figuram entre os 2% dos pesquisadores mais relevantes do mundo, de acordo com ranking da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Quatro docentes foram inseridos na lista, incluindo a Professora doutora Maria Flaviana Bezerra Morais Braga, do Departamento de Ciências Biológicas, e os Professores doutores Henrique Douglas Melo da Costa, José Galberto Martins e Irwin Rose Alencar, do Departamento de Química Biológica, vinculados ao Programa de Química Biológica da URCA. De dois pesquisadores da URCA, agora quatro passam a integrar a lista.
Esses professores são docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Química Biológica (PPQB) da URCA, onde desempenham um papel fundamental na formação de novos pesquisadores. Além disso, eles lideram grupos de pesquisa e laboratórios na universidade, promovendo o avanço do conhecimento científico e tecnológico.
A universidade americana considerou dados de mais de 9 milhões de cientistas do mundo, tornando esse reconhecimento ainda mais significativo. Os professores ainda constam entre os 3% do ranking AD Scientific. A lista contempla, assim, os pesquisadores que possuem maior impacto em suas áreas de pesquisa, classificando-os a partir de dados como citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria. As publicações se inserem na Elsevier, maior editora científica do mundo. Para realizar essa avaliação, a Universidade de Stanford utilizou informações cruciais extraídas da plataforma Scopus, uma das maiores bases de dados de literatura científica revisada por pares em todo o mundo.
*Fonte: Ascom URCA