quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Buscando evitar uma endemia de dengue, Juazeiro instala ovitrampas contra o Aedes Aegipty

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte iniciou a instalação de ovitrampas – uma espécie de armadilha para capturar o mosquito dengue – em dez bairros do município. De acordo com o Núcleo de Combate às Endemias, iniciativa tem o objetivo de realizar pesquisas biológicas em residências previamente determinadas.

De acordo com a pasta, a expectativa é que a ação, contribua para o fim da disseminação das endemias causadas pelo Aedes Aegypti em Juazeiro do Norte. Nara Hellen, diretora de Vigilância em Saúde, explicou que que a presença ou ausência dos ovos, bem como sua quantidade, é um indicador da presença de fêmeas do mosquito por um raio de até 300 metros da armadilha. “Com esses dados, geramos os mapas para o combate mais efetivo e focado”, acrescenta a diretora. 

Inicialmente, as ovitrampas serão instaladas em residências dos bairros Antônio Vieira, Triângulo, Romeirão, Frei Damião e Santo Antônio. Salesianos, Franciscanos, Pedrinhas, Betolândia e Tiradentes também serão acompanhados pelo projeto.

Da redação do BFJR