quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Covid-19: taxa de positividade dos exames é de 21,3% no Ceará


O número de casos de Covid-19 aumentou de forma "significativa" nas últimas semanas no Ceará, segundo análise da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). De 19 a 25 de novembro, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) realizou 577 testes RT-PCR para Covid-19. Foram 156 resultados positivos — 21,3%. 


Na semana entre os dias 19 e 25 de novembro, foram diagnosticadas 716 pessoas com a infecção. Na semana anterior (12 a 18 de novembro), houve 247 registros. Estes dados se referem ao resultado de testes rápidos e de exames RT-PCR realizados em todo o território cearense.


Conforme o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), o acréscimo pode estar relacionado à circulação da EG.5 (variante Eris). Ele destaca que a variante Eris é capaz de "driblar" a memória imunológica e provocar infecção respiratória ou síndrome gripal. Tanta avalia que o cenário atual é de "impacto moderado" sobre a rede assistencial. O epidemiologista frisa que a vacinação com o imunizante mais recente é a forma mais importante para garantir proteção. Ele explica que a última atualização da vacina, com a bivalente, "induz a produção de anticorpos capazes de neutralizar com mais eficiência a transmissão do vírus, uma vez que incorpora as novas variantes da doença predominantes no Brasil e em todo o mundo". 


Quando o atual aumento de casos de Covid-19 começou

Entre os meses janeiro e junho desde ano foram detectados 2.814 casos da infecção por análise laboratorial. A partir do mês de julho, a positividade declina. Há um discreto aumento em setembro, seguido de nova queda. Em 2023, entre 25 de outubro e 25 de novembro, foram confirmados 1.177 casos de Covid-19 no Ceará. Na análise da secretaria, em meados de novembro se consolida um "aumento significativo". O maior número de confirmações, ainda que preliminar, é registrado no dia 20 de novembro, como154 casos diagnósticos positivos da doença.


Durante todo o ano de 2023, foram registrados 77 óbitos por Covid-19. A maior proporção se concentrou no mês de abril, quando 22 das 77 amostras analisadas tiveram resultado positivo para o vírus — 29%.O último óbito por Covid-19 ocorreu no dia oito de novembro. Antes disso, a última morte em decorrência da doença havia sido identificada em 27 de julho. 



*Fonte: O Povo