quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Jati é 1º lugar, da sua regional, em Gestão Fiscal


Sob a liderança da prefeita Mônica Mariano, a cidade saiu da posição 129º, onde se encontrava em 2020 no ranking de desenvolvimento da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e garantiu o primeiro lugar em gestão fiscal em sua regional, ficando em 23º no estado do Ceará neste ano de 2022, se mantendo à frente de grandes cidades cearenses como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

O Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) é uma ferramenta que analisa a situação fiscal dos municípios brasileiros e considera cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custos da Dívida. Esses indicadores são avaliados e oferecem uma visão ampla da saúde financeira e da eficiência na gestão fiscal de uma determinada localidade.

Em 2020, Jati ocupava a 129ª posição no IFGF, indicando baixos índices e pouca ou quase nenhuma melhoria na gestão fiscal. Em dois anos, o município subiu 106 posições apontando o grande desempenho e as consideráveis melhorias das medidas adotadas durante a gestão de Mônica.

A prefeita afirma: “Tenho muito cuidado com o dinheiro público, desde a forma como arrecadamos até o modo como investimos esses dinheiro. Muitas vezes é difícil para alguns entenderem que tudo que é pago com dinheiro público precisa de todo um trâmite de legalidade. É burocrático, dá trabalho, as vezes demora mas dá certo. O mais importante é entender que fazer o certo nunca vai dar errado! Ficamos felizes com esse posicionamento mas isso nos desafia a fazer ainda melhor, cada índice que avançamos nos traz a certeza que estamos no caminho certo." 

*ASCOM.