terça-feira, 21 de novembro de 2023

Sob risco de seca prolongada, Conselho de Recursos Hídricos debate cenário de El Niño

Foto: Reprodução/Fco Fontenelle

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), órgão que coordena e fiscaliza a execução da política de recursos hídricos, se reúne na manhã desta terça-feira, 21. Na pauta, dois temas que, desde o início do segundo semestre de 2023, estão na linha de preocupação para 2024 e sobre o que poderá acontecer nos anos seguintes: "Perspectivas das implicações do El Niño no semiárido nordestino" e a "Situação do aporte hídrico no Ceará".

Hoje, o consenso entre meteorologistas e gestores de águas é de que com o atual El Niño, fenômeno de superaquecimento da superfície do Oceano Pacífico, o próximo ano estaria se consolidando para um período de estiagem severa no Nordeste. Com isso, a recarga dos açudes cearenses deverá ser impactada na próxima quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio, e já nesta pré-estação, em dezembro e janeiro.

Ainda não é possível cravar como será o comportamento das chuvas de 2024. A previsão só deverá ser anunciada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na segunda quinzena de janeiro. Mas os prenúncios já estão lançados.

Fonte: O POVO