Foto: Reprodução |
O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Ceará deve registrar mais de dez mil novos casos de câncer de pele em 2023.
A dermatologista do Centro Dermatológico Dona Libânia, Aracy Pontes, explica que os tipos de câncer mais comuns no Estado são o carcinoma basocelular (CBC), o carcinoma espinocelular (CEC) e o melanoma. Percentualmente, a nível nacional, o CBC corresponde a 85% dos casos, o CEC a 10% e o melanoma a 5%.
Outros fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer de pele, segundo o Ministério da Saúde, são: o histórico familiar de câncer de pele, pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada e exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.
Fonte: O POVO