terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Chuva em Missão Velha foi de 170 mm, aponta Funceme

Janeiro de 2024 iniciou com fortes chuvas em diversas cidades do Ceará. Segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pelo menos 12 cidades do Estado tiveram precipitações com mais de 100 milímetros (mm) nas últimas 24h.Missão Velha, no Cariri, teve a maior chuva do dia, com 170 mm registrados entre as 7 horas de domingo, 31, e as 7 horas do dia 1º de janeiro. Catunda (157 mm), Milagres (143 mm) e Quixelô (141 mm) também estão entre as cidades com maiores precipitações.

 

As microrregiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba foram as que registraram mais municípios com chuvas. 


Postos com maiores chuvas desta segunda-feira, 1º de janeiro

Missão Velha (MISSÃO VELHA): 170 mm

Catunda (CATUNDA): 157,2 mm

Milagres (MILAGRES): 143 mm

Quixelô (QUIXELÔ): 141 mm

Milagres (SERRA BRAVA): 135 mm

Pereiro (COMUNIDADE GROSSAS): 132 mm

Mauriti (MAURITI): 116 mm

Santa Quitéria (RAIMUNDO MARTINS): 114,4 mm

Acopiara (CAIXA): 111 mm

Cedro (VÁRZEA DA CONCEIÇÃO): 108 mm

Pereiro (PEREIRO): 105,2 mm

Aurora (SITIO TIPI): 105 mm

Aurora (SANTA VITORIA - LAGES): 102 mm

Iguatu (AEROPORTO): 100 mm

Iracema (SÃO JOSE DO FAMA): 95 mm

Em Catunda, moradores sofreram com alagamentos e danos materiais causados pela enxurrada. A Prefeitura da cidade afirmou que não houve vítimas. A prefeita da cidade, Ravenna Lima, afirmou pelo Instagram que as secretarias municipais responsáveis foram acionadas para “avaliar os danos e tomar medidas cabíveis”. “Nossa solidariedade às famílias que tiveram suas casas atingidas pela chuva torrencial nesta noite”, escreveu. Em Missão Velha, vídeos publicados nas redes sociais mostram ruas alagadas, impedindo a passagem de carros na localidade de Jamacaru.


Fortaleza teve 64 mm de chuvas nesta segunda-feira, 1º. Moradores da Capital relatam fortes trovões durante a madrugada. Choveu em pelo menos 100 municípios do Estado. Apesar da chuva, banhistas continuaram ocupando as praias. A Funceme já havia comunicado sobre a possibilidade de chuvas na madrugada do dia 1º. Isso ocorre devido à formação de áreas de instabilidade no norte do Nordeste do Brasil, segundo a fundação.Nesta terça-feira, 2, o tempo pode continuar nublado a parcialmente nublado, com chuvas no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Nas demais regiões, chuvas isoladas podem ser registradas. Já na quarta-feira, 3, a previsão é de chuva isolada em todas as macrorregiões.


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva no Nordeste para toda a primeira quinzena de janeiro. Sistemas meteorológicos como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), cavado do Nordeste/Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem influenciar a ocorrência de pancadas de chuvas e rajadas de vento na região.


 *Fonte: O Povo