Janeiro de 2024 iniciou com fortes chuvas em diversas cidades do Ceará. Segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pelo menos 12 cidades do Estado tiveram precipitações com mais de 100 milímetros (mm) nas últimas 24h.Missão Velha, no Cariri, teve a maior chuva do dia, com 170 mm registrados entre as 7 horas de domingo, 31, e as 7 horas do dia 1º de janeiro. Catunda (157 mm), Milagres (143 mm) e Quixelô (141 mm) também estão entre as cidades com maiores precipitações.
As microrregiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba foram as que registraram mais municípios com chuvas.
Postos com maiores chuvas desta segunda-feira, 1º de janeiro
Missão Velha (MISSÃO VELHA): 170 mm
Catunda (CATUNDA): 157,2 mm
Milagres (MILAGRES): 143 mm
Quixelô (QUIXELÔ): 141 mm
Milagres (SERRA BRAVA): 135 mm
Pereiro (COMUNIDADE GROSSAS): 132 mm
Mauriti (MAURITI): 116 mm
Santa Quitéria (RAIMUNDO MARTINS): 114,4 mm
Acopiara (CAIXA): 111 mm
Cedro (VÁRZEA DA CONCEIÇÃO): 108 mm
Pereiro (PEREIRO): 105,2 mm
Aurora (SITIO TIPI): 105 mm
Aurora (SANTA VITORIA - LAGES): 102 mm
Iguatu (AEROPORTO): 100 mm
Iracema (SÃO JOSE DO FAMA): 95 mm
Em Catunda, moradores sofreram com alagamentos e danos materiais causados pela enxurrada. A Prefeitura da cidade afirmou que não houve vítimas. A prefeita da cidade, Ravenna Lima, afirmou pelo Instagram que as secretarias municipais responsáveis foram acionadas para “avaliar os danos e tomar medidas cabíveis”. “Nossa solidariedade às famílias que tiveram suas casas atingidas pela chuva torrencial nesta noite”, escreveu. Em Missão Velha, vídeos publicados nas redes sociais mostram ruas alagadas, impedindo a passagem de carros na localidade de Jamacaru.
Fortaleza teve 64 mm de chuvas nesta segunda-feira, 1º. Moradores da Capital relatam fortes trovões durante a madrugada. Choveu em pelo menos 100 municípios do Estado. Apesar da chuva, banhistas continuaram ocupando as praias. A Funceme já havia comunicado sobre a possibilidade de chuvas na madrugada do dia 1º. Isso ocorre devido à formação de áreas de instabilidade no norte do Nordeste do Brasil, segundo a fundação.Nesta terça-feira, 2, o tempo pode continuar nublado a parcialmente nublado, com chuvas no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Nas demais regiões, chuvas isoladas podem ser registradas. Já na quarta-feira, 3, a previsão é de chuva isolada em todas as macrorregiões.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva no Nordeste para toda a primeira quinzena de janeiro. Sistemas meteorológicos como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), cavado do Nordeste/Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem influenciar a ocorrência de pancadas de chuvas e rajadas de vento na região.
*Fonte: O Povo