sábado, 20 de janeiro de 2024

Com campus do ITA no Ceará, rede pública cearense deve contar com curso preparatório

Foto: Reprodução Casa Civil

“Nós vamos juntos instituir, por meio da Secretaria da Educação, o curso da escola pública [estadual] preparatório para o ITA. Nossos jovens vão ver no ITA mais um estímulo para a construção de seus sonhos”. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, nesta sexta-feira (19), no lançamento da pedra fundamental do campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; de ministros de Estado e outras autoridades.


“Nós já tivemos uma primeira conversa com a educação privada, que se destacou no Ceará na preparação de jovens para o ITA. Queremos aproveitar essa experiência. Já dialogamos sobre o material pedagógico e troca de experiência com professores. Queremos identificar jovens talentos desde a sua infância”, explicou o governador.


Com cerca de R$ 300 milhões em investimento, essa é a primeira unidade do ITA no Nordeste e fora de São José do Campos (São Paulo), onde o ITA está localizado desde a fundação, em janeiro de 1950. A instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB) é referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia.


Isso aproxima a ciência de jovens como a cearense Letícia Costa, 15, que reside no bairro Aerolândia e cursa a segunda série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Jenny Gomes. A unidade educacional fica bem próxima ao novo campus. “Eu estudo a poucos metros de distância de um grande sonho. Da janela da minha sala de aula eu vejo o meu sonho”, disse a estudante que é medalhista em Química e Ciências.


O local escolhido para a construção do campus é uma área estratégica e central da Capital cearense, utilizando terreno e prédios da Base Aérea Militar de Fortaleza (BAFZ), no bairro Aeroporto, com extensão aproximada de 5 km² (5.136.103,42 m²). A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) será responsável pelas adequações do espaço para implantação do Instituto.


Ao assinar o decreto que autoriza a instalação do campus no Ceará, Lula defendeu a importância de descentralizar e ampliar ensino, pesquisa e inovação no Brasil.


“O que falta para as pessoas é a oportunidade. O papel do Estado é garantir para todas as pessoas igualdade de oportunidade. A coisa que eu quero é que o Nordeste tenha as mesma oportunidades que outros estados e regiões do País. A educação é a base fundamental. A decisão de trazer [o ITA] para o Ceará é uma dívida de gratidão pelo que vocês dizem a nós sobre o que pode ser feito na educação deste País ”, afirmou o presidente.


*Fonte: Ascom Casa Civil