sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Ceará: Rede pública estadual de ensino empossa mais de 700 novos diretores

Um total de 754 diretores foram empossados nas unidades de ensino da rede pública estadual do Ceará para a gestão 2024-2027, em cerimônia realizada na noite dessa quarta-feira, 21. Momento, que ocorreu no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, marcou a abertura de um seminário que será realizado ao longo deste semana e que busca promover um "alinhamento estratégico com os gestores". Participaram do evento a secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, a Coordenadora Geral do Fórum Estadual de Educação do Ceará, Ciza Viana, e o Secretário Executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira. Solenidade também teve a presença de parlamentares.


Posse foi uma maneira de marcar oficialmente a chegada dos diretores às suas novas unidades de ensino. Alguns dos profissionais estão assumindo o cargo pela primeira vez, mas outros passam a atuar em uma escola diferente da que trabalhavam. 


É o caso de Rubens André, que desde 2015 estava como diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Juarez Távora e agora assumirá o cargo na Escola Estadual de Educação Profissional Leonel de Moura Brizola, ambas em Fortaleza. Da antiga unidade, profissional diz levar a experiência que adquiriu."O que tem de positivo (na nova escola) a gente mantém, e aquilo que precisa ser melhorado a gente vai desenvolvendo aos poucos para que não tenha aquele impacto de mudança de gestão, mas tudo isso sendo analisado de forma democrática, individual e coletiva também", destaca.


Já Carline Alves está há um ano no comando da escola que leva o nome da etnia a qual a indígena pertence: Jenipapo-Kanindé, localizada em Aquiraz. Na unidade ela foi professora, trabalhou na secretaria e em 2023 assumiu a direção. Agora, a gestora planeja dar continuidade ao trabalho que vem realizando. "(Quero) Fortalecer cada vez mais a cultura da nossa escola, mostrar para a sociedade que estamos ali e somos capazes de mostrar nossos resultados como as outras escolas convencionais (...) Além de a gente trabalhar a parte das disciplinas, a gente ainda tem que trabalhar a parte da nossa cultura, fazer permanecer viva nossa cultura dentro da nossa comunidade, dentro da nossa escola", pontua.


Evento marca abertura de Seminário de Diretores

Cerimônia marcou a abertura do "Seminário de Diretores – Aprendizagem com equidade: construindo uma escola plural, inclusiva e acolhedora”. Programação do evento terá continuidade nesta quinta-feira, 22, e na sexta-feira, 23, com apresentações culturais, palestras, mesas redondas e debates. Para a secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, ações como o seminário têm uma "grande importância" para a educação do Ceará, pois busca trazer mais equidade, pluralidade e acolhimento nas escolas."Nós (Seduc) temos um time valoroso, aguerrido, que realmente acredita na educação, nas oportunidades pra nossa juventude (...) Vamos avançar! Estamos aqui com muita esperança de uma educação cada vez melhor", destaca a representante da pasta. 



*Fonte: O Povo