Foto: Reprodução |
Cerca de 6 meses após o anúncio da publicação do edital para a reforma do Museu Histórico do Crato, o equipamento segue aguardando o início dos trâmites. Diante dessa situação, o espaço acabou se degradando em razão das fortes chuvas que banharam o Cariri no último mês.
Relatos denunciam que o espaço estaria em péssimas condições. Nas imagens recebidas, é possível notar vários pontos de infiltração, além do desabamento de uma parede no pavimento superior do equipamento. De acordo com a secretaria da Cultura do Crato, o problema já foi reconhecido pela administração, pela secretaria de Gestão e a Defesa Civil.
O último anúncio do processo licitatório foi feito em agosto de 2023, e à época o Secretaria informou que em virtude de o prédio ser tombado, há exigência de as empresas concorrentes comprovarem experiência com obras em imóvel com essa característica. Ainda de acordo com a pasta, o investimento na reforma está estimado em quase 1 milhão de reais, proveniente de recursos municipais e emendas parlamentares.
Da redação do BFJR