Foto: Thiago Gaspar |
O governador Elmano de Freitas destacou a importância do papel de todos aqueles que fazem a Secretaria da Educação (Seduc) para conseguir todos os resultados positivos vistos no Ceará. “Nós estamos em um evento que é algo central dentro do projeto político que acreditamos: a escola em tempo integral. Temos que pensar em uma escola que entenda a nossa juventude por inteiro. O nosso desejo é que as nossas escolas sejam um ambiente de respeito, algo libertador, mas que prepare para a vida. Isso aqui está acontecendo hoje graças ao trabalho de toda a equipe da Seduc”, disse.
As novas escolas em tempo integral estão distribuídas entre 21 municípios: Fortaleza (7), Aracoiaba, Barroquinha, Camocim, Canindé (2), Caririaçu, Farias Brito,, Frecheirinha, Ipu, Itatira, Jaguaruana, Jaguaribara, Meruoca, Mucambo, Pacajus, Quixelô, Quixeramobim, Senador Sá, Tamboril, Tauá (2) e Tejuçuoca.
Eliana Estrela, titular da Seduc, lembrou um dos objetivos do governador Elmano de Freitas: a universalização das escolas em tempo integral até 2026. “Nós temos uma história de longo tempo em escolas de tempo integral, desde o governador Cid, algo que avançou com Camilo e Izolda, e agora é tratado fortemente com o governador Elmano, que tem o objetivo da universalização para 2026. O tempo integral para nós é muito valoroso. Conseguimos ver os resultados do quanto é importante o aluno ter mais tempo na escola, se dedicando aos estudos, com o auxílio de professores”, comemorou.
Em 2024, estão sendo investidos cerca de R$ 70 milhões na expansão do tempo integral. Este recurso é usado na ampliação, adaptação e aquisição de novos equipamentos, contas públicas, além da alimentação escolar e custos com contratação de terceirizados.
Também estiveram presentes no evento a senadora Augusta Brito; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hidelbrando Soares; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; entre outras autoridades.
*Fonte: Seduc