O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), aparece como o ministro do Governo Lula mais popular nas redes sociais. No levantamento da consultoria Bites, feito a pedido do GLOBO, mostrou, no entanto, que nenhum dos atuais 38 ministros conseguiu ultrapassar os números de Flávio Dino (PSB) que deixou o cargo no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Foi elaborado um indicador de tração, que mede a capacidade de mover as discussões no universo virtual considerando a quantidade de interações e comparando com determinados cenários.
A intenção foi analisar as "ondas" de interação causadas no Facebook, X (antigo Twitter), Instagram, YouTube e TikTok com fotos, mensagens ou publicação. Nessa métrica, Camilo foi responsável por 12,7% da tração nas redes sociais entre os ministros do governo nos dois primeiros meses do ano. O número ficou abaixo dos 18,8% de Dino, mesmo com a saída já anunciada desde o ano passado. Apenas o cearense, dos atuais ministro, ficaram com mais de 10% no índice. Os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos), Geraldo Alckmin (vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Paulo Pimenta (Comunicação Social) aparecem na sequência.
A avaliação do levantamento é que os ministros com mais entregas são os que apresentam maiores resultados. O desempenho Santana, esse ano, foi impulsionado pelo lançamento do programa Pé-de-Meia, que cria poupança para os alunos do Ensino Médio.
*Fonte: O Povo