sexta-feira, 22 de março de 2024

Municípios do Cariri devem extinguir lixões até 31 de agosto

Foto: Reprodução

O Consórcio Intermunicipal Comares Cariri está sob pressão para atender ao último prazo estipulado pela Lei que trata do novo marco legal do saneamento e da erradicação dos lixões. A meta é que, até 31 de agosto, não haja mais lixões em todo o território nacional.

O Comares é uma das opções delineadas na política nacional de resíduos sólidos, permitindo ações coordenadas entre cidades para gerir os resíduos de acordo com as normas ambientais. Um total de 10 municípios fazem parte deste consórcio: Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Essas regiões abrigam nove lixões que precisam ser desativados.

O Consórcio expressa confiança na observância dos prazos estabelecidos pelo novo marco regulatório de resíduos. Embora Juazeiro do Norte ainda faça parte do Comares, participando apenas de um projeto relacionado à implementação e elaboração de centrais municipais de resíduos, não será beneficiado com o encerramento regional dos lixões. Há incertezas quanto à capacidade do município cumprir o prazo para a erradicação dos lixões estabelecido pelo marco legal.

Da redação do BFJR