Ressurreição é um substantivo feminino com origem no termo em latim resurrectio que significa o ato de ressurgir, ressuscitar, voltar à vida. Hoje uso a palavra “Ressureição” para marcar a volta da “Quadrilha Junina Arraia da Nascença” as quadras de todo o Cariri cearense. Depois de cinco anos parada a quadrilha está retomando seus trabalhos, trazendo como tema 2024 “Botija –O Tesouro das Almas Penadas”.
O grupo estar se reunindo diariamente na quadra do Colégio Sabina Gomes, inclusive sábados e domingos onde realizam seus ensaios “eletrizantes”. O intuito da junina é mostrar através da dança e do teatro a lenda das “Botijas Encantadas”, algo misterioso e enigmático, que assusta a muitos anos o imaginário popular do povo nordestino. A Quadrilha tem em sua missão resgatar e valorizar a cultura nordestina, mostrar aos jovens que existe outras possibilidades artísticas fora das “dancinhas do ticktok”, apesar de ser uma tarefa nada fácil.
A frente desse projeto de recomeço estar o coreógrafo Raul Monteiro, artista brejo-santense que vem a anos atuando no cenário da dança no município. O casal de noivos serão representados em 2024 pelos artistas Igor Souza e Alanna Kimberlly ,como rei e rainha teremos Jardel Abravanel e Wadlla Bezerra . O grupo conta com 34 “brincantes” que farão um belíssimo espetáculo nas quadras esportivas de toda região.
Fazer quadrilha junina não é uma tarefa fácil, por esse motivo a “Quadrilha Arraia Da Nascença” precisa de todo apoio necessário para se manter ativa. É importante que o comercio local, a administração pública juntamente com os EMPRESÁRIOS BREJO-SANTESES, apoiem os poucos grupos de tradição de nossa cidade. Não vamos deixar nossa Cultura Junina ser sucumbida, ensinar aos nossos jovens nossas tradições artísticas tira-os do mundo das drogas e da violência que assola o nosso país.
Desejo Sorte a todos da “Quadrilha Arraia da Nascença” na temporada 2024!