Mãos firmes e delicadas, transformam rapidamente linhas em peças dos mais variados modelos e formas. Fazer crochê é uma atividade artesanal realizada por várias mulheres em nossa cidade, mais uma delas chama nossa atenção pois suas talentosas mãos são guiadas por olhos que não veem.
Ana Maria Monteiro Santos, 42 anos, cega desde os 17 anos é uma mulher guerreira, modesta que vive de forma simples e encanta pela delicadeza do seu trabalho. A artesã mora com seus pais, e dois irmãos, sua residência fica localizada na zona rural do município de Brejo Santo, lugar calmo, onde em volta de sua casa a decoração e feita com plantas das mais variadas espécies que sua mãe cuida com todo amor e carinho. Seu quarto é o seu refúgio e local de trabalho, é de lá que com os olhos de sua alma, Ana fabrica seus sonhos suas inspirações e de suas mãos sai de tudo, toalhas de mesa, roupas de crianças, vestidos, saias, o que vier na sua imaginação ela pega sua agulha e faz rapidinho.
A crocheteira aprendeu a utilizar as agulhas com sua avó, que com toda paciência a ensinou esse oficio tão sublime. Fazer crochê é algo que a ajuda a preencher seu tempo, lhe faz se sentir útil, alegra sua vida. É incrível ver a Ana Maria produzindo suas peças, com rapidez e habilidades que poucas artesãs possuem. Sua deficiência nunca foi sinônimo de limitação, quem a observa trabalhando pode constatar que suas habilidades é algo divino, e por esse motivo a torna tão especial. O ponto preferido da artífice é o chamado "ponto baixo", usado para a confecção das diversas partes que os compõem uma peça de crochê, bem como em roupas, cabelos, detalhes e acessórios.
Ana Maria não precisa da visão para ver a beleza que vem das linhas e sabendo disso ela brica com as cores deixando suas peças divertidas e conceituais. Com tranquilidade, fé e paixão pelo que faz, Ana conquista cada vez mais admiradores na região. E para quem se impressiona com a incrível habilidade da artesã, uma frase pode resumir toda sua habilidade.
"Os olhos estão nas mãos e no coração!"
Sucesso Ana!