O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como "Enem dos Concursos", terá, no próximo dia 5 de maio, a realização da prova para a seleção em dois turnos. Para isso, o governo diz que se inspirou no Enem.
Matutino
Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco
Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação
Vespertino
Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
Nível médio: provas objetivas (40 questões).
As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório. Além disso, já é possível consultar o local de prova do exame. São 228 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação.
O Cartão de Confirmação de Inscrição foi disponibilizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última quinta-feira, 25, às 10 horas. Veja mais abaixo como consultar.
Além do local de prova, o documento conta com informações relacionadas ao número de inscrição, data e horas da provas. O cartão também aponta se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou uso do nome social, caso solicitado previamente.Ao todo, serão selecionados 6.640 servidores para 21 órgãos públicos. Segundo o governo, mais de 2,1 milhões de candidatos se inscrevam no certame.
Para as provas de conhecimentos básicos, realizadas no período matutino, os portões serão abertos aos candidatos às 7h30min (horário de Brasília). No período vespertino, para as provas de questões específicas, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília).
Concurso Unificado: como acessar o local de prova?
Para ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, basta acessar a Área do Candidato, no mesmo site em que a inscrição foi realizada. Para realizar o procedimento, é necessário fazer login com os dados da conta do portal do Governo Federal (gov.br). Segundo o MGI, é importante que os candidatos chequem todas as informações do cartão. Para solicitar correções, é necessário entrar em contato com a Fundação Cesgranrio pelo telefone 0800 701 2028. Apesar de não ser obrigatório, é recomendado levar o cartão impresso no dia do certame. O candidato também deve levar o documento de identidade original com foto, conforme mencionado no edital do concurso. Não serão aceitas cópias do documento, mesmo autenticadas.
O Governo já divulgou novas regras de segurança para o dia das provas. Para evitar as fraudes, os candidatos não poderão sair do local com o caderno de provas. Nas salas onde os exames serão aplicados, também haverá a coleta de digitais e exame grafológico para a realização da biometria. Já a Força Nacional de Segurança vai atuar em nove municípios de cinco estados: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Roraima.
Quem será a banca organizadora da prova do Enem dos Concursos?
O processo será organizado por meio de parceria com a Fundação Cesgranrio e 94,6% da população vai ficar até 100 quilômetros de distância dos locais de prova.
Quando será divulgado o resultado da prova do CNU?
Já a divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho. Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho.
Qual a data da convocação para a posse do concurso?
Em 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.
Haverá cotas no Enem dos Concursos?
Outro ponto é que haverá reserva de percentuais para cotas específicas no CPNU: 5% do total de vagas de cada um dos cargos a candidatos com deficiência e 20% a candidatos negros, além de 30% das vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para candidatos de origem indígena.
Quais os cargos para o concurso unificado?
O Concurso Nacional Unificado será distribuído por blocos. São eles:
Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias - 727 vagas
Bloco 2 - Tecnologia, Dados, e Informação - 597 vagas
Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas - 530 vagas
Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor - 971 vagas
Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - 1.016 vagas
Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação - 359 vagas
Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública - 1.748 vagas
Bloco 8 - Nível Intermediário - 692 vagas
Concurso Nacional Unificado: veja calendário completo
Aplicação das Provas: 5/5/2024
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 3/6/2024
Divulgação Final dos Resultados: 30/7/2024
Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 5/8/2024
*Fonte: O Povo