sexta-feira, 5 de abril de 2024

Lula visita obra da Transnordestina em Iguatu e anuncia novos investimentos de infraestrutura

Foto: Eduardo Ricken/TV Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem uma agenda oficial marcada em Iguatu nesta sexta-feira, dia 5. Acompanhando Lula, estará o governador Elmano de Freitas, além de deputados federais e estaduais. 


Durante a manhã, o presidente participará de um evento solene próximo às obras da Ferrovia Transnordestina. Também está programada a assinatura da ordem de serviço para as obras do Ramal Salgado, além de outros anúncios relacionados à infraestrutura hídrica do Ceará.


A Transnordestina, lançada em 2006, foi um dos principais projetos de infraestrutura do Brasil, juntamente com a transposição do rio São Francisco. Ambas as obras foram precursoras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em 2007, que acabou incorporando-as.


Essa obra é uma parceria entre o governo federal e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a maior siderúrgica privada do Brasil. Para gerenciar a construção e futuramente a administração da ferrovia, foi criada a Transnordestina Logística SA (TLSA), que incorporou a antiga Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), detentora dos direitos de concessão das ferrovias na região.


O projeto da Transnordestina se assemelha a um "T" invertido, com uma extremidade em Eliseu Martins, no cerrado do Piauí, outra no Porto de Suape, em Pernambuco, e a terceira no Porto do Pecém, no Ceará. O ponto de convergência dos três ramais é o município de Salgueiro, no sertão pernambucano, onde foi estabelecido o núcleo industrial do empreendimento, composto por uma fábrica de dormentes, pedreira, central de britagem, estaleiro de solda e oficina de manutenção.

*Fonte: g1