sexta-feira, 5 de abril de 2024

UFCA lança Ponto de Troca de Tráfego para impulsionar comunicação digital no Cariri

 

Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realizará nesta sexta-feira, 5 de abril de 2024, o lançamento do Ponto de Troca de Tráfego (PTT-Cariri), que será instalado no bloco A do campus Juazeiro do Norte. O PTT é uma base de conexão que interliga diversos pontos da internet, facilitando a comunicação entre servidores e promovendo uma troca de informações mais ágil, melhorando a experiência do usuário e potencialmente reduzindo os custos de conexão a curto prazo.


O evento de lançamento ocorrerá no Auditório do Centro Comercial Office Cariri, em Juazeiro do Norte, na Rua Professora Maria Nilde Couto Bem, 220, Triângulo, a partir das 14h. Interessados podem se inscrever até o dia 5 de abril por meio de um formulário eletrônico. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.


O professor Thiago Bessa, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), explicou que a ideia para a implantação do PTT no Cariri surgiu de discussões entre docentes da área de tecnologia que reconheceram a necessidade de um ponto de troca de tráfego na região. Ele prevê que as operações do projeto serão iniciadas em até 120 dias.


O PTT-Cariri é uma iniciativa dos grupos de pesquisa Code e Ledis da UFCA, através do Programa Eficiência, contando também com parcerias externas. O professor Roberto Ramos, coordenador geral do projeto, destacou que o Ledis se concentra na gestão, enquanto o Code contribui com sistemas de dados e automação de processos. O professor Thiago Bessa ressaltou o potencial do PTT-Cariri como laboratório de pesquisas em análise de tráfego e monitoramento de segurança.


Além disso, o professor Roberto Ramos enfatizou a importância do PTT-Cariri dentro do Programa Eficiência, que visa desenvolver projetos integrando a Administração e a Computação em vários setores, tanto públicos quanto privados. Um dos primeiros projetos desse programa é em parceria com a prefeitura de Juazeiro do Norte, visando melhorar a gestão municipal através da análise de dados.


*Fonte: UFCA