Foto: Divulgação |
A Câmara Municipal do município de Juazeiro do Norte, distante 489,2 km de Fortaleza, passará a adotar o sistema de ponto eletrônico no prazo de 90 dias para servidores. A decisão atende recomendação do Ministério Público do Ceará (MPCE), após a denúncia da existência da funcionários "fantasmas". As informações são da Rádio O POVO CBN Cariri.O presidente da Casa, o vereador Capitão Vieira (MDB), anunciou a medida nesta segunda-feira, 13, e destacou que o Poder Legislativo está aberto a ouvir e atender aos órgãos de controle como o MPCE. O novo modelo seguirá exemplos do Congresso Nacional e Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e valerá para servidores efetivos, secretários de gabinete, assessores parlamentares e outros.
"Mostrando todas as documentações necessárias, ouvimos também as recomendações do Ministério Público, foi instaurado o ponto eletrônico para todos os servidores da Câmara, os efetivos, coordenadores de apoio, coordenadores de manutenção, secretário do gabinete, também chefe de gabinete", afirmou o parlamentar.
"Conversamos sobre os assessores parlamentares com relação à frequência. Vamos pegar o molde como é feito no Congresso Nacional e Assembleia Legislativa dentro dos 90 dias em que foi estipulado na resolução para atender, cumprir e mostrar a transparência do poder legislativo junto ao órgão do ministério público", completou o presidente Capitão Vieira. O MPCE apontou ter constatado, durante o andamento de procedimento administrativo, que assessores parlamentares da Câmara de Juazeiro atuavam de forma paralela em outros órgãos públicos e em empresas privadas. O presidente da Casa negou que haja funcionários "fantasmas".
Vereadores de Juazeiro do Norte e membros do Ministério Público se reuniram na última sexta-feira, 10, quando foram definidas as diretrizes de implementação do novo sistema.
*Fonte: O Povo