sexta-feira, 24 de maio de 2024

COLUNA DA FÁTIMA ALVES - Estudar é conquistar o mundo!

Dando continuidade a coluna História cotidiana retrato mais uma das histórias dos jovens que compõem o cenário da nossa cidade, do Projeto Amantes da Leitura, com alunos do 9º ano, da Escola Afonso Tavares de Luna intitulado: “Estudar é conquistar o mundo!” Todas as histórias aqui apresentadas foram autorizadas pelos autores. Hoje trago a história de Mateus Tavares de Luna.


O começar de uma nova etapa

    No ano de 2009, tinha dois anos e pela primeira vez iria para a escola, para iniciar a Educação Infantil, os cinco anos passei na Creche João Tavares de Luna, uma creche do Sítio São Felipe, o qual é o mesmo sítio onde moro, tenho poucas lembranças deste tempo. Sempre fui alguém bem fechado em lugares onde tive que conviver com pessoas que não conhecia, aos poucos vou me soltando, mas não totalmente e afirmo que mesmo o tempo passando eu não mudei muito.

    Mas, passando esta etapa chega o Ensino Fundamental, do primeiro ano até o quinto estudei na Escola Raimundo Moreira Luna, que inclusive é bem próximo da creche, meus colegas foram quase os mesmos, então não tive tanta dificuldade de me adaptar. Algo que senti bastante falta neste tempo foi de haver uma quadra na qual eu e meus colegas pudéssemos praticar esportes, desde novo sempre gostei de futebol e outros esportes, só que na escola não havia, então algumas vezes íamos para o campo ali próximo ou brincávamos no pátio da escola mesmo, apesar de não ser o que eu queria, mas ainda assim houve momentos bons que me marcaram.

    Ao chegar no sexto ano, não tinha na Escola Raimundo Moreira, então fui para o Afonso Tavares de Luna, na qual estou até hoje. Chegar aqui mudou um pouco minha visão e me fez ficar um pouco na minha, eram novas pessoas, novos funcionários, novos professores, um novo ambiente, colegas de diferentes lugares, não eram todos que eu conhecia, gosto do novo, mas sou bem fechado em relação a isso. Por isso, até hoje, prefiro estar quieto, observando, respondendo muita coisa em silêncio, ainda preciso desenvolver isso e me enturmar mais, só que tudo é um processo.

    Neste ano me despeço do Ensino Fundamental e o Ensino Médio me aguarda, encerro um ciclo e começo outro, estou um pouco nervoso e angustiado, mas aliviado, pois, uma parte do processo eu já conclui, então, como venho fazendo, irei viver um dia após o outro, um passo de cada vez, e sempre ter esperança por um amanhã melhor. Espero conseguir ser mais participativo, que minhas novas experiencias retire o melhor de mim.