segunda-feira, 20 de maio de 2024

DANÇA URBANA: PROFESSOR VAI REPRESENTAR O BRASIL EM CAMPEONATO MUNDIAL


Você conhece o Red Bull Dance Your Style?

O Red Bull Dance Your Style é um evento global de dança de rua com um formato de batalha único. Do hip-hop ao house, do locking ao popping, os dançarinos que participam da competição precisaram encantar o público pra vencer. Com freestyle, musicalidade e habilidade e músicas imprevisíveis, que vão de sucessos globais recentes a batidas clássicas, o evento faz com que a torcida decida quem vai dominar a pista. Esse ano o torneio realizou sua terceira edição nacional em São Paulo no dia 11 de maio de 2024 e deu o título para o dançarino e professor Ryan Furia.

Ryan Furia Jr é um artista nato, iniciou sua trajetória na dança em 2009, na qual, obteve formação básica em danças urbanas no PEC/SCS.  Sua maior inspiração é o próprio pai (Diogo La Fúria) e Michael Jackson. Ryan realizou inúmeras participações como dançarino-performance ganhando prêmios e reconhecimento em importantes festivais de dança pelo país. O paulistano de 21 anos precisou enfrentar um longo caminho até agarrar seu troféu. Com passos de hip-hop que fizeram o público vibrar, Ryan venceu o house da Mayí, o krump da Valkyrie (Gurl Pitbull), o dancehall do Israel Alves e, na batalha final, o waacking da Jess Nascimentto, vice-campeã tambem em 2023.

FOTO : https://www.instagram.com/ryanfuriajr_/
Agora a próxima missão de Ryan é representar o Brasil na Final Mundial do Red Bull Dance Your Style, que rola no dia 9 de novembro lá em Mumbai, na Índia. Será que este ano o lugar mais alto do pódio mundial vai ser ocupado por um brasileiro? Se depender da torcida, já podem gravar o nome Ryan Fúria Jr em mais um troféu.

Estilos de dança de rua

Passinho

O passinho surgiu nos bailes cariocas e é originalmente dançado ao som do funk. A dança apresenta movimentos bem marcados e coordenados com os pés, misturando características do breaking, frevo, samba e até da capoeira.
 
Krump

É marcado pelas emoções e expressões faciais. Nas batalhas em que é frequentemente praticado, os dançarinos competem de maneira amigável, mas costumam manifestar força e mais agressividade na dança. O estilo é reproduzido no filme “O poder do ritmo”, com Chris Brown.
 
Hip hop

Na dança, a expressão hip hop pode ser traduzida como saltar balançando o quadril. É uma mistura de estilos, como breaking, popping e locking, guiada pelo improviso e gingado. Leveza e compassos na batida da música são essenciais.
 
Locking

O estilo “travamento”, numa tradução livre, explora a velocidade dos braços com a suavidade das pernas. O dançarino interrompe a dança por um instante, se mantendo em uma posição fixa, para, em seguida, voltar à velocidade anterior.
 
Waacking

O waacking ou whacking surgiu nos clubes LGBTQIA+ nos anos 1970, presente em performances com as divas pop da época, como Diana Ross e Grace Jones. O estilo apresenta referências no cinema dos anos 20, além das danças latinas e jazz dance em que a maior característica está na expressividade por meio dos braços, adicionando dramaturgia, sensualidade e fluidez.
 
Popping

Quando o assunto é o popping, a dança do robô pode ajudar a ilustrar o estilo, caracterizado pela contração e relaxamento rápido do corpo, seguindo o ritmo da música. Ondas e gingados também se destacam. Michael Jackson e seu moonwalk são exemplos.
 
Dancehall

O dancehall surgiu por meio do reggae e apresenta influências da cultura afrodescendente, o que pode ser justificado pela sua origem na Jamaica. O estilo se caracteriza pela malemolência do quadril e ombros de quem dança, que incrementam todos os movimentos.
 
House

Mistura de influências entre as culturas afro-americana e a latina. Gêneros como capoeira, samba, merengue, frevo e salsa guiam os movimentos. A parte superior do corpo age de forma fluida e despretensiosa, enquanto os pés executam passos rápidos e complexos.
 
Fontes de pesquisa: https://www.redbull.com/br-pt/danca-red-bull-dance-your-style-final-nacional-2024 /https://www.em.com.br/cultura/2024/05/6855519-danca-urbana-professor-vai-representar-o-brasil-em-campeonato-mundial.html#google_vignette