sexta-feira, 21 de junho de 2024

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Viva São João!


Viva São João!

Quem foi João Batista?

A História de São João Começa de forma esplêndida, seu nascimento foi milagroso devido os seus pais já serem idosos. Nasceu em Aim Karim, cidade de Israel que fica distante de Jerusalém 6 km. Seu pai se chamava Zacarias ele era um sacerdote do templo de Jerusalém. Isabel sua mãe recebeu Maria sua prima, a mãe de Jesus. Desde o ventre materno que São João foi consagrado a Deus, e sua missão foi converter os corações arrependidos através do batismo nas águas do Rio Jordão, por isso a origem do seu nome Batista, por batizar as pessoas.

João Batista quando adulto viveu no deserto para rezar, fazer sacrifícios, um homem enviado por Deus. Por causa do seu carisma, muitos pensavam que ele era o Messias. Mas ele sempre dizia: Eu não sou o Cristo, eu não sou digno de desatar nem a correia de suas sandálias. (Jo. 1-27). Em outra passagem, ele disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo.1-29).

João Batista anunciava a Palavra de Deus e denunciava as injustiças, e por denunciar o adultério de Herodias esposa de Herodes, João foi morto e sua cabeça foi entregue em uma bacia a Herodias. Este fato marca a história do Evangelho “como aquele que grita no deserto” e é testemunha de LUZ”!

A tradicional fogueira de São João geralmente é acesa no dia 23 para o dia 24, como o sinal da luz que João Batista pregava na sua história. Além disso, Isabel teria feito uma fogueira para celebrar a gravidez de Maria.
Comemoremos fervorosamente, por que há motivos para celebrar o primeiro mártir da Igreja e o último dos profetas. Dia 24 de junho é celebrado desde o início da Igreja e clamemos a este santo amante da verdade e da justiça.

Oração a São João Batista

São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós esta quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém.