terça-feira, 4 de junho de 2024

COLUNA DO LEANDRO GOMES - COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA-CULTURA, FÉ E TRADIÇÃO

Maio é o mês que resplandece com espetáculos de cores, emoções, fé e muita devoção. Em Brejo Santo as “coroações de Maria (mãe de Jesus Cristo) ”, já fazem parte do calendário cultural e religioso do município, tornou-se uma das tradições mais comoventes entre os católicos brejo-santenses.

Foto: Reprodução

A tradição de coroar Maria surgiu no século XIII, no ano de 1280.  Se solidificou no século XIV, em Paris, onde a figura de Maria ganhou destaque. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de joias, então surgiram as coroações. Foi São Felipe Neri que começou a dedicar o mês de maio a Maria, fazendo a ela homenagens com flores. A tradição chegou ao Brasil pelos portugueses. Desde então, devotos realizam coroações da imagem de Nossa Senhora durante o mês de maio.


As coroações reúnem um público bem diversificado onde as igrejas e capelas recebem um grande número de fiéis que buscam se emocionar e homenagear Nossa Senhora. Cada comunidade tanto na cidade como na zona rural de Brejo santo se esforçam para produzir um belíssimo espetáculo com apresentações musicais, coreografias e encenações, tudo isso sem fugir da liturgia da igreja católica. 


É inegável a importância cultural das “coroações”, e merece ser reconhecida como patrimônio cultural do município, para que haja a preservação da história e da cultura brejo-santense, especialmente no tangente às tradições e festividades que marcaram a trajetória histórica local e a tocante devoção religiosa de sua gente.