Foto: Reprodução |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (20), recursos do governo federal para a melhoria da educação superior no Ceará. Serão feitos investimentos em quatro instituições de ensino superior que abrangem hospitais universitários, novos cursos, novos campi e obras de melhorias. O evento ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, capital cearense.
Durante o evento, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares assinaram um protocolo de intenção para a prestação de serviços no novo hospital universitário da UFCA. A previsão é que sejam investidos R$ 200 milhões na construção da unidade.
Conforme o diretor da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), professor Cláudio Gleidston, a ideia de implementar um hospital universitário no Cariri vem desde a expansão do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a região, concretizada em 2001: “Desde quando fizemos o projeto de implantação do curso [de Medicina] aqui no Cariri, nós já idealizamos um Hospital Universitário para a região. [O novo hospital] vai fazer tudo, beneficiando várias cidades do interior do Nordeste, em diferentes estados, como Ceará e Pernambuco, pelo fato de que a UFCA está posicionada em uma região de fronteira interestadual”, disse.
O futuro Hospital da UFCA será construído ao lado do campus Juazeiro do Norte, no bairro Cidade Universitária. O governo do Ceará publicou, no fim do mês passado, o decreto Nº 36.038/2024, que tornou uma área de 67.325,503 m², ao lado do campus Juazeiro do Norte, de “utilidade pública, para fins de desapropriação”. No terreno, será construído o hospital universitário da Universidade.
*Com informações da Agência Brasil