Foto: Reprodução |
As duas cidades mais habitadas do Cariri, Crato e Juazeiro do Norte, registram as maiores taxas de homicídios do sul-cearense, conforme o Atlas da Violência 2024, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Crato ocupa a 96ª posição em uma lista de 319 cidades, com uma taxa de 34,3 mortes por 100 mil habitantes, enquanto Juazeiro do Norte está em 114º lugar, sendo as mais violentas da região.
O estudo abrange municípios médios e grandes, com mais de 100 mil habitantes. No Ceará, quatro cidades figuram entre as 50 mais violentas do Brasil: Maracanaú na 18ª posição, Caucaia na 21ª, Sobral na 38ª e Fortaleza na 47ª, com 45 mortes por 100 mil habitantes. O Ceará é o segundo estado do Nordeste com maior taxa de homicídios, com 39 homicídios por 100 mil habitantes, atrás apenas da Bahia.
O Atlas da Violência, no entanto, aponta uma redução nos homicídios no Ceará desde 2018. Essa tendência de queda é atribuída ao aumento das prisões qualificadas por crimes como homicídio e tráfico de drogas, juntamente com a chegada de mais policiais e investimentos em inteligência e repressão ao crime organizado.
Da redação do BFJR