quarta-feira, 24 de julho de 2024

Em fim de semana com grandes festivais na capital e interior, Ceará registra 90% de ocupação hoteleira

 

Foto: Reprodução

Os grandes eventos são mais um atrativo para turistas viajarem para o Ceará no período de alta estação. Prova disso são os números alcançados pela hotelaria, na semana em que a capital cearense e o interior sediaram importantes festivais, como o Fortal, o Halleluya e a Expocrato, no Cariri.


De acordo com monitoramento da Secretaria do Turismo (Setur), a média de ocupação dos meios de hospedagens no estado alcançaram os 90% neste fim de semana. A média que era de 75% até quinta-feira (18), cresceu quinze pontos percentuais na sexta, permanecendo assim até o domingo (21).


Fortaleza

Em Fortaleza, onde ocorreram o Fortal e o Halleluya, a média no fim de semana foi de 91%. Já Cumbuco, em Caucaia, e Porto das Dunas, no município de Aquiraz – destinos vizinhos a capital cearense que se beneficiam pela proximidade dos festejos –, a ocupação ficou em 93% e 95%, respectivamente. Os dois destinos registraram as maiores taxas do estado entre os municípios litorâneos.


“Estes eventos são responsáveis por incrementar, significativamente, a receita e o fluxo de turistas nas mais diversas regiões do Ceará. Vale ressaltar que eles não só aumentam o número de visitantes, mas também geram empregos, renda e oportunidades de novos negócios, impactando diversos setores da economia, como a rede hoteleira e outros serviços diretamente ligados a nossa atividade”, avalia a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.


Cariri

Outro evento que impulsionou o fluxo de visitantes na região do cariri foi à romaria celebrativa de todo 20 de julho, que relembra a morte de Padre Cícero. Neste ano, o evento marcou os 90 anos de falecimento do religioso que, desde novembro de 2022, passa pelo processo de beatificação pela Igreja Católica. No levantamento da Setur, a taxa de ocupação do município de Juazeiro do Norte ficou em 90%. Já no Crato, onde ocorreu a Expocrato, o resultado foi de 98,75% na ocupação dos meios de hospedagens, se destacando como a maior taxa de ocupação do estado no período monitorado.


*Foto: Casa Civil