terça-feira, 16 de julho de 2024

Escolas de tempo integral facilitam adesão do Ceará ao Novo Ensino Médio, diz Seduc

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados finalizou, na última terça-feira 9, a votação do Projeto de Lei (PL) que estabelece o Novo Ensino Médio no Brasil. Agora, a decisão final cabe ao presidente Lula, que pode sancionar o texto integralmente, vetar trechos ou rejeitar a proposta por completo. Caso sancionada, a implementação será obrigatória em todas as escolas do país a partir de 2025.

A principal meta do Novo Ensino Médio, conforme o Ministério da Educação (MEC), é aumentar a atratividade do ensino e combater o abandono escolar. Apenas no Ceará, segundo o Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação, feito pelo instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), havia 28.049 adolescentes de 15 a 17 anos fora da escola ou sem completar a educação básica em 2023. Isso coloca o Estado como o 6° do País com maior evasão escolar.

De acordo com Jucineide Fernandes, secretária executiva de ensino médio da Secretaria da Educação (Seduc), as escolas em tempo integral colocam o Ceará em vantagem frente aos outros estados na corrida para se adequar aos novos padrões e aumentar a adesão dos alunos. A meta do Governo do Estado é garantir a universalização deste modelo até 2026.

Fonte: O POVO