Foto: Reprodução |
O Instituto Multidisciplinar de Cuidado à Criança (IMCC) emitiu uma nota de repúdio às declarações do vereador Márcio Joias (PRD) de Juazeiro. Durante a sessão da última terça-feira (2), o vereador comparou o atual prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), a uma pessoa no espectro autista, classificando-o como "um menino ruim" e afirmando que, se tivesse nascido hoje, seria "registrado como autista".
O IMCC afirmou que as declarações do vereador demonstram "um profundo desconhecimento sobre as realidades vividas pelas pessoas com TEA e suas famílias". A instituição destacou que tais declarações dificultam a inclusão e propagam estigmas preconceituosos. Na nota, o IMCC "exige" que o vereador se retrate e "se informe adequadamente" sobre o tema.
Após a repercussão negativa, o vereador publicou um vídeo em suas redes sociais, alegando que houve um "mal-entendido". Segundo ele, foi um erro de escolha de palavras: ele pretendia chamar o prefeito de "narcisista", mas acabou usando o termo "autista". Márcio Joias também afirmou ter familiares com autismo e se posicionou como defensor da causa, mencionando seu envolvimento em "vários projetos de inclusão social".
Da redação do BFJR