Foto: Reprodução |
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza cerca de 900 vagas para os novos processos seletivos das Residências em Saúde (Médica e Multiprofissional e em Área da Saúde) executadas pelo órgão, via Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), 13 hospitais e um centro de referência.
Os editais dos certames foram lançados na última quarta-feira (17) e podem ser acessados virtualmente.
Em 2024, a seleção dos profissionais se dará por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa é semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): após a realização da prova, o participante escolhe onde pretende atuar. Em todo o Brasil, 163 instituições estão cadastradas.
Datas importantes
De acordo com os documentos reguladores, o período de inscrição tem início no próximo dia 7 de agosto e segue até 5 de setembro. Já a aplicação do exame, que será organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), está prevista para 20 de outubro.
Neste ano, diferentemente dos anteriores, serão quatro locais de prova no Ceará: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
Adesão
Reunião para alinhar adesão da Sesa ao Enare aconteceu em Brasília (DF)
Ampliar a democratização do acesso e reduzir o custo para os candidatos. Estes foram os principais objetivos que embasaram a adesão da Sesa ao Enare.
No mês passado, representantes da ESP/CE estiveram em Brasília (DF) para alinhar a participação das instituições da pasta estadual. “Considerando a taxa de ocupação do Enare, que tem aumentado bastante nos últimos anos, nós entendemos que a novidade vai ser muito saudável para o Ceará”, afirmou o superintendente da instituição de ensino, Luciano Pamplona, durante encontro na sede da Ebserh.
“A chegada da Sesa é um ganho extraordinário, pois esses hospitais compõem uma rede com uma vasta experiência em relação ao processo seletivo de residência. Eles participarem conosco do Enare traz uma potencialização ainda maior para o exame, além de trazer toda a expertise que eles têm. A iniciativa está mostrando realmente uma capacidade de unificar, trazendo um ganho importante para os candidatos e para as instituições”, afirmou a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Rede Ebserh, Cristiane Melo.
Histórico
A quarta edição do Enare, realizada entre outubro e novembro de 2023, registrou participação de mais de 68 mil inscritos. Foram disponibilizadas 5.187 vagas, distribuídas em 3.169 na área médica e 2.018 nas modalidades uniprofissional e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e 15 áreas da saúde em diversos programas de 114 instituições de todo o País.
Dentre as unidades participantes estavam o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, o Hospital das Forças Armadas e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Relato de quem já fez
O farmacêutico baiano Lucca Moisés, 24, nunca havia considerado seguir uma carreira na área da saúde, antes de escolher a graduação. “Eu tinha muito interesse em engenharia química e biologia, mas optei por farmácia, após pesquisar e constatar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Durante o curso, no entanto, comecei a me identificar cada vez mais com o aspecto da atenção à saúde e o contato direto com o paciente que a farmácia clínica proporciona”, explica.
Ao concluir o curso, no fim de 2023, depois de estágios em farmácia hospitalar e clínica, ele já estava decidido a fazer uma especialização na área. “Durante esse período, conheci o Enare e comecei a me preparar para o processo seletivo. Inicialmente, eu tinha planejado me especializar em UTI Adulto ou Saúde da Criança, em Salvador (BA), mas minha nota não foi suficiente para esses cursos. Então, comecei a considerar as oportunidades em outros estados e me interessei pelo programa de Intensivismo Neonatal no Rio Grande do Norte e decidi arriscar”, relembra.
Para Lucca, a escolha foi acertada, pois conseguiu combinar as áreas de interesse dele: Pediatria e Ambiente de UTI. Agora, como residente oficial do Programa de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), o farmacêutico destaca que as experiências adquiridas nos últimos seis meses têm sido enriquecedoras para a carreira profissional.
“O grande benefício que o Enare me proporcionou é exatamente esse, pois não ficamos limitados a um único programa de residência. Temos uma variedade significativa de opções para escolher”.
*Fonte: Sesa