terça-feira, 9 de julho de 2024

Suspeito de maus-tratos e caça ilegal é detido pela PMCE, e animais silvestres são apreendidos no Cariri

Foto: Reprodução

Três operações distintas realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram no resgate de dois animais silvestres. As ações ocorreram nos municípios de Caririaçu, Missão Velha e Juazeiro do Norte, todos localizados na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) conduziu as operações nos dias 5, 6 e 7 de julho. Um homem foi detido por crime ambiental.


No domingo (7), uma equipe da PMCE resgatou uma cobra na localidade de Sítio Riacho Seco, na zona rural de Missão Velha (AIS 19). Um morador acionou o BPMA após encontrar uma jiboia em sua residência. Os policiais militares se deslocaram ao local e realizaram o resgate de forma segura, utilizando equipamentos adequados. A serpente foi encaminhada para a ONG BiodiverSe, parceira da PMCE, onde passará por triagem antes de ser devolvida à natureza.


Outro resgate ocorreu no sábado (6), quando um gavião foi resgatado pelo BPMA em Juazeiro do Norte (AIS 19). O animal se chocou contra o muro de uma residência e se lesionou. A equipe utilizou equipamentos adequados para resgatar e socorrer o gavião, que foi encaminhado para a ONG BiodiverSe. O Gavião Carijó, como outros animais silvestres, é prejudicado pelo desmatamento e queimadas, que reduzem suas fontes de alimento e aumentam sua presença em áreas urbanas.


Durante um patrulhamento na sexta-feira (5), o BPMA flagrou um homem de 68 anos trafegando em uma motocicleta com um animal abatido na garupa, na zona rural de Caririaçu (AIS 19). Os policiais encontraram um tatu-galinha abatido e itens de caça durante a inspeção. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Municipal de Caririaçu, onde foi autuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental.