terça-feira, 9 de julho de 2024

Universidade Aberta do Brasil lança 18.430 novas vagas para Educação Superior EaD no CE

Foto: Reprodução

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai ofertar, no Ceará, novas 18.430 vagas em cursos superiores na modalidade Ensino a Distância (EaD). Delas, 3.200 serão ofertadas pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), em 25 polos de apoio no estado (ver Lista de cursos EaD da UFCA, por polo). Pela UFCA, serão oferecidos 13 cursos de nível superior, sendo: "1 bacharelado (Ciência de Dados); 2 licenciaturas (Matemática e Filosofia); 4 cursos tecnólogos (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção Multimídia, Gestão Financeira e Processos Gerenciais); 6 especializações (Gestão Pública, Gestão Escolar, Ciências Naturais e Matemática, Educação Musical, Gestão Agropecuária e Educação Bilíngue de Surdos)".


As novas vagas serão lançadas oficialmente na manhã da próxima sexta-feira, dia 12 de junho de 2024, em cerimônia no Palácio da Abolição, em Fortaleza, sede do governo do Ceará. Vão representar a UFCA no evento o diretor do Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA), Nilo Silva, e o chefe de gabinete da Reitoria, Leandro Macedo. As formações devem ter início já em 2025. Na UFCA, a seleção para cursos de graduação ou de pós-graduação é feita por meio de editais específicos para ingresso. Na página do Cead no Portal da UFCA, há uma seção que reúne os editais já abertos desde a criação do Centro (Editais e Seleções).


UAB/Capes

Criada em 2006 pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a UAB é um sistema integrado por instituições de ensino superior públicas, que oferece cursos de nível superior na modalidade EaD. Ao lado da UFCA, vão oferecer as novas vagas em cursos EaD, via UAB, a Universidade Regional do Cariri (Urca), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA).


Como é um curso EaD da UAB/Capes? É reconhecido pelo MEC?

Segundo professor Nilo Silva, os cursos oferecidos pela UAB/Capes são todos cursos superiores, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), que fazem jus ao mesmo diploma de um curso superior presencial: "Segundo a legislação educacional, na emissão de diploma, não deverá constar a modalidade de educação, tendo em vista que a modalidade não importa, mas sim a carga horaria de estudos realizada", explica o diretor do Cead/UFCA.


De acordo com Nilo, a Capes oferece os recursos necessários para a oferta dos cursos EaD, mas quem cria e executa as formações são os professores das Universidades que integram o sistema UAB: "O novo curso EaD deve atender ao instrumento de avaliação já existente no Inep. A avaliação abrange formação dos docentes, equipe de tutoria, consistência do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), processos de avaliação de aprendizagem, material didático e instalações dos Polos", relata.


Ainda conforme Nilo, a criação de cursos EaD tem o mesmo fluxo interno dos cursos presenciais. Nas universidades, todos os cursos são aprovados com parecer da Câmara Acadêmica e com a Resolução do Conselho Superior Universitário (Consuni/UFCA). Depois disso, a Procuradoria Institucional informa o Ministério da Educação sobre a criação do novo curso na plataforma e-mec. "Somente após percorrer todo o fluxo de aprovação interna, os cursos recém-criados serão submetidos aos editais da Capes, com a finalidade de obter fomentos para a execução", disse.