sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Ceará - Ex-gerente da loja Zara onde delegada negra foi barrada é condenado por racismo


O ex-gerente da loja Zara Bruno Filipe Simões Antônio, que barrou uma delegada negra de entrar no estabelecimento em um shopping em Fortaleza, foi condenado nesta sexta-feira (30) a um ano, um mês e 15 dias de reclusão, pelo crime de racismo.

Como o acusado era réu primário e pena não foi superior a quatro anos, o juiz substituiu a reclusão por duas penas restritivas de direito referentes à prestação de serviços à comunidade e limitação de fim de semana, a ser cumprida pelo período da pena aplicada.

O caso ocorreu em 14 de setembro de 2021 e ganhou repercussão mundial. Na época, a loja disse à delegada Ana Paula Barroso que ela tomava sorvete e estava sem máscara e, "por questão de segurança", não podia entrar na unidade, uma vez que o uso obrigatório de máscaras já estava em vigor no estado.

Porém, imagens de câmeras de segurança no interior da loja mostraram que pessoas brancas sem máscara entraram no local no mesmo dia em que a delegada foi barrada.

Para o juiz Francisco das Chagas Gomes, o ex-gerente exagerou no rigor ao exigir da vítima o cumprimento do protocolo, sem exigir o mesmo a outras pessoas que estavam no local.

*G1.