sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Duas cidades no Ceará só têm um candidato a prefeito: o que acontece nesses casos?


Em duas cidades cearenses, a disputa eleitoral pela prefeitura está praticamente definida antes mesmo da abertura das urnas em outubro. Com o fim do período previsto pela legislação eleitoral para o registro das candidaturas — encerrado no dia 15 de agosto —, os municípios de Mucambo e de São João do Jaguaribe possuem apenas um candidato a prefeito cada. A informação está disponível no DivulgaCandContas, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na cidade do Vale do Jaguaribe, o único concorrente é o atual prefeito Raimundo César (PSD). Ele tenta o segundo mandato consecutivo à frente da Prefeitura de São João do Jaguaribe, repetindo a chapa vitoriosa em 2020 — com Dalenio Augusto (PSD) como candidato a vice.

Em Mucambo, na região Norte do Estado, o único candidato a prefeito é Elenilson José da Conceição, conhecido como Elenilson Queijeiro (PSB). O candidato a vice é Tarcisio Regis (PT). A chapa única é apoiada pelo atual prefeito da cidade, Francisco das Chagas, mais conhecido como Canarinho, que encerra o segundo mandato à frente da Prefeitura de Mucambo em dezembro.

Sem nenhum concorrente, estes candidatos precisam apenas de um voto para serem eleitos prefeitos de suas cidades. A legislação eleitoral não possui nenhuma previsão específica sobre casos de candidaturas únicas para o Executivo.

*Diário do Nordeste. 
Foto: Thiago Gadelha.