domingo, 27 de outubro de 2024

Brasil tem média de quase 200 crianças e adolescentes agredidos por dia.

 

Foto - Tânia Rêgo/Agência Brasil 

O Brasil registrou uma média de 196 casos de violência física contra crianças e adolescentes de até 19 anos por dia em 2023. Os dados, divulgados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) nesta quinta-feira (24), revelam um cenário alarmante, com 80% das agressões contra crianças de até 14 anos ocorrendo dentro de suas próprias casas.

Apesar dos números expressivos, a SBP alerta que estes representam apenas a "ponta do iceberg", e que a subnotificação é um grande desafio para a compreensão real da dimensão do problema. A entidade destaca que muitas agressões contra crianças e adolescentes não são relatadas, especialmente em áreas remotas ou com poucos recursos.

A subnotificação é particularmente evidente na Região Norte, onde o número de notificações é significativamente menor, o que pode estar relacionado à dificuldade de acesso aos serviços de saúde e à falta de mecanismos eficazes de denúncia.

A SBP reforça que a notificação de qualquer caso suspeito ou confirmado de violência contra crianças e adolescentes é compulsória no Brasil, conforme o Ministério da Saúde e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Todos os casos devem ser reportados ao conselho tutelar local. Em situações mais graves, como violência física, psicológica ou sexual, as delegacias de polícia e o Ministério Público também devem ser notificados.

*As informações são da Agência Brasil.