Na última sexta-feira (29), a cidade de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, conquistou um recorde de dar orgulho a qualquer nordestino: o de Maior Queijo Coalho do Mundo. Com 2.304 kg e feito a partir de 23,7 mil litros de leite, o queijo foi apresentado ao público na 6ª edição da Copa Leite Quixeramobim;
O evento realizado por meio de uma parceria entre o (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Sebrae, a Prefeitura do Município, a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) e a Unileite.
A produção do queijo durou cerca de 30 horas – começou na manhã da última quarta-feira (27) e foi finalizada nesta quinta-feira (28), por volta das 14h. Nesta sexta-feira (29), o produto final foi pesado e apresentado na Via Paisagística de Quixeramobim.
Queijo foi içado para pesagem na noite desta sexta-feira (29), em evento aberto ao público
Além de representantes da organização, um público de cerca de 2.500 pessoas esteve presente para comemorar a conquista. Ao fim da pesagem e da constatação do recorde, foi feita a distribuição do queijo para a população – a partilha, farta, durou quase três horas.
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), comemora a dedicação dos produtores e a realização do evento como uma forma de dá visibilidade ao produto.
"Somos os maiores produtores de leite do Ceará Quixeramobim, com 250 mil litros de leite, e a região produz quase 1 milhão de litros por dia. Cada vez mais buscando as excelência não para de aumentar a produção, mas dar qualidade ao produto para me oferecer para nossa população de modo geral", aponta.
*Diário do Nordeste.