O Brasil contabiliza 33 mortes por dengue nos primeiros 30 dias de 2025, segundo dados do Ministério da Saúde. O número de casos prováveis da doença já chega a 160.984 em todo o país, com informações referentes às quatro primeiras semanas epidemiológicas do ano.
São Paulo concentra a maior parte das ocorrências, com 23 óbitos confirmados, além de 135 mortes sob investigação e mais de 94 mil casos prováveis. Outras regiões também apresentam alta nos registros, com destaque para Tocantins (Norte), Pernambuco (Nordeste) e Mato Grosso (Centro-Oeste).
Especialistas apontam que a disseminação do sorotipo 3 da dengue, que voltou a circular com força desde julho de 2024, tem sido um fator determinante no aumento das infecções, principalmente no Sudeste. O avanço da doença preocupa particularmente São Paulo e, em menor escala, o Paraná.
Além da dengue, outra ameaça emergente é a febre do Oropouche, que já soma quase 3 mil casos no Brasil neste ano. Cerca de 95% das infecções foram registradas no Espírito Santo, tornando-se um novo motivo de alerta para as autoridades de saúde.
*Da redação do BFJR com dados do GCMAIS