O Governo do Ceará propõe para a Azul Linhas Aéreas subvenção econômica para manter o voo de Juazeiro do Norte, que entrou nos anúncios da empresa de cancelamento.
A informação é do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), que se reuniu na semana passada, 22 de janeiro, com o vice-presidente da Azul, Fábio Campos, e o diretor de Relações Institucionais (RI), César Grandolfo.
Subvenção Econômico é um instrumento utilizado pelos governos para estimular o desenvolvimento de setores específicos da economia ou para atender a necessidades públicas e que podem ser concedidas sob a forma de benefícios fiscais, como redução ou isenção de impostos, ou de recursos públicos não reembolsáveis.
Elmano disse que também discute outros voos que poderiam vir para o Estado.
Ele ainda reconheceu os problemas econômicos da companhia. "Eles têm aeronaves paradas, têm voos que eles precisaram adequar."
As dificuldades da empresa foram reforçadas também no mercado, pois uma das principais agências de classificação de risco, a S&P Global Ratings, rebaixou a nota da Azul devido a dificuldades em pagar dívidas.
Vale lembrar que a empresa aérea anunciou a suspensão também dos voos de Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatu, mas já não havia mais voos disponíveis para compra ao Cariri antes de cancelar esta rota, a partir do dia 9 de março.
*Diário do Nordeste.