Um deslizamento de terra ocorrido na noite de domingo (26) interditou parte do paredão do Açude Cedro, localizado em Quixadá, no Ceará. O incidente, causado por fortes chuvas, derrubou grandes pedras e árvores, bloqueando o acesso ao ponto turístico. A Prefeitura de Quixadá enviou equipes ao local na manhã desta segunda-feira (27) para realizar a desobstrução da via.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Sedumasp), técnicos foram deslocados ainda na noite de domingo para avaliar a situação. Nesta segunda-feira, equipes de limpeza foram mobilizadas para remover os detritos e liberar o trecho afetado. A expectativa é que a área esteja completamente desobstruída até o meio-dia.
O Açude do Cedro, uma das primeiras obras de combate à seca no Brasil, é um importante marco histórico e turístico da região. Com capacidade para armazenar 125 milhões de m³ de água — equivalente a 50 mil piscinas olímpicas —, o açude está localizado próximo à Galinha Choca, formação rochosa que atrai visitantes de todo o país. O incidente, embora temporário, reforça a necessidade de monitoramento contínuo das áreas de risco durante o período chuvoso.