Fortaleza (CE) – O litoral cearense sedia, desde 16 de março, a Operação Jeanne d’Arc 2025, um exercício conjunto entre a Marinha do Brasil (MB) e a Marinha Nacional da França (MNF). O treinamento, que segue até 2 de abril, visa aprimorar a interoperabilidade entre as forças, fortalecer os laços de amizade e intensificar a cooperação na Diplomacia Naval.
Esta é a segunda vez que a operação ocorre no Ceará, região escolhida por suas características geográficas estratégicas. Segundo o capitão Rafhael Pinto, da Capitania dos Portos do Ceará, Fortaleza oferece um "rio de oportunidades" para exercícios dessa magnitude, sendo um ponto estratégico do litoral brasileiro.
Participam do exercício meios navais, aeronavais e fuzileiros navais de ambos os países. Do lado brasileiro, destacam-se o Navio Doca Multipropósito Bahia e os Carros Lagarta Anfíbios. A França contribui com o Porta-Helicópteros Anfíbio Mistral e a Fragata Surcouf.
A operação inclui exercícios militares, como uma Operação Anfíbia com foco em Operação de Evacuação de Não-Combatentes (civis ou militares não envolvidos em conflitos). O capitão Ricardo Bragança destaca a importância da cooperação, ressaltando a proximidade geográfica entre Brasil e França, que compartilham fronteiras terrestres e marítimas.