sexta-feira, 11 de abril de 2025

COLUNA DA FÁTIMA ALVES - Período Quaresmal


Período Quaresmal

A Quaresma surgiu por volta do ano 350. Cerca de 200 anos depois do nascimento de Jesus, os cristãos começaram a preparar a comemoração da Páscoa, que tinha duração de três dias de oração, meditação e jejum. Depois, a Igreja aumentou o tempo de preparação para 40 dias.

Estamos vivenciando o tempo da quaresma e este, chega ao término na próxima semana com as festividades da Semana Santa. Sabemos que a quaresma se dá início na quarta-feira de Cinzas e torna-se um momento de jejum e abstinência. A palavra quaresma tem o seguinte significado "quadragesima dies", quadragésimo dia que se reporta a Jesus no deserto, preparação para o seu ministério, o Dilúvio da Arca de Noé, Moisés no Sinai, e a peregrinação do povo de Israel no Deserto.

Quaresma é um período de preparação interior, mudanças, reflexão e à conversão espiritual. Liturgicamente é usado a cor roxa que simboliza tristeza e dor. A Quaresma não pode ser vivida como um tempo de sacrifícios e sofrimentos desconexos da vitória de Cristo na Páscoa. Na verdade, participamos dos sofrimentos de Cristo para participarmos também de sua glória.

Neste tempo de busca de sentido e carência de ética, a Quaresma faz um apelo a cada cristão para começar dentro de si as mudanças que deseja para ao seu redor. Toda conversão depende de uma postura de arrependimento e a decisão de uma nova posição em relação à vida.  Essa postura nova depende do quanto cada pessoa é capaz de confrontar seu estilo de vida com a proposta do Evangelho de Jesus.  

Para iniciar a quaresma a Igreja coloca cinzas, sinal de penitência e arrependimento, proferindo a frase de Jesus: Convertei-vos e crede no Evangelho.  É tempo de renovar a fé, mudar de vida e encontrar a felicidade que somente o Deus Vivo pode oferecer.

Vivenciemos estes últimos dias para bem celebrarmos a Páscoa que indica “saltar”,passar, perdoar este período propicio. Percorrendo o caminho quaresmal somos “pascalizados” por Jesus Cristo que nos torna, pelo poder do Espírito Santo, filhos amados do Pai-Nosso. 

Acompanha-nos neste itinerário São José, protetor da Santa Igreja, com a sua intercessão.

(Fonte: https://www.cnbb.org.br/a-quaresma-a-luz-da-pascoa)
Abençoada Semana Santa e Feliz Páscoa!