A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes de todas as versões do detergente Ypê, da empresa Química Amparo, devido a “potencial risco de contaminação microbiológica”. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira.
De acordo com a resolução, a agência já havia sido notificada sobre o recolhimento voluntário do produto pela própria empresa. O motivo foi a identificação de um “desvio” durante a análise de monitoramento da produção, que revela um “potencial risco de contaminação microbiológica”.
Quais lotes do detergente Ypê foram suspensos?
Com isso, todos os lotes cuja data de fabricação foi nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022 e que tenham um final “1” ou “3” estão suspensos e não devem ser utilizados.
Procurada, a Química Amparo explicou que os lotes foram detectados pelo controle de qualidade da empresa, que comunicou à Anvisa a ocorrência e iniciou o processo de recolhimento voluntário dos itens há mais de um mês.
"Após uma rigorosa análise interna identificou-se, em alguns lotes específicos, a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato", disse em nota.
*O Globo.