quarta-feira, 8 de maio de 2024

Cariri - Homem é preso por furto de energia após operação da ENEL


Um homem foi preso na tarde de hoje, 8, no município de Barbalha durante operação contra furto de energia realizada pela Enel Distribuição Ceará.

Após a checagem da rede e da identificação das irregularidades na medição a residência, o responsável foi informado do caso e encaminhado para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi preso em flagrante pelo crime de furto de energia. As inspeções aconteceram em diversos pontos dos municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha com apoio dos órgãos de segurança.

Ao longo de 2023, 33 pessoas foram presas no Ceará por esse crime. Já neste ano, foram 12 prisões realizadas no estado.

Furto de energia

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. “As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa e acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, avalia Eduardo Gomes, responsável de Leitura e Inspeções da Enel Ceará.

*ASCOM ENEL Ceará.