quinta-feira, 3 de abril de 2025

Cearenses ficaram até 28h em média sem energia ao longo de 2024; veja cidades mais afetadas


Os moradores do Ceará chegaram a ficar mais de 28 horas sem fornecimento de energia ao longo de 2024. A região de Icapuí registrou o tempo mais longo sem fornecimento de energia, uma média de 28,2 horas.

O dado foi contabilizado a partir do DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), indicador calculado e divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que considera todo o ano de 2024. Quanto maior o DEC, mais tempo os consumidores ficaram sem energia. 

Também estão entre as regiões com maiores interrupções no fornecimento de energia as regiões de Beberibe, Baixo Acaraú, Aracati e Amontada.

O indicador considera os conjuntos de unidades consumidoras, sendo que cada conjunto pode atender apenas um bairro ou mais de um município. O conjunto de Icapuí, por exemplo, atende as cidades de Icapuí e Aracati. 

A Aneel também estabelece um limite de duração das interrupções no fornecimento. No conjunto de Icapuí, o teto era de 12 horas, mas o DEC foi 28,2 horas.

O conjunto de Beberibe, que abrange os municípios de Beberibe, Cascavel, Horizonte, Pacajus e Pindoretama, também poderia ter no máximo 12 horas na interrupção do fornecimento de energia. Na prática, o apurado pela Aneel foi uma interrupção média de mais de 28 horas.

Já o conjunto de Baixo Acaraú, que atende cerca de 16 mil moradores de Acaraú, deveria ter no máximo 13 horas de interrupção média. O registrado ao longo de 2024 foi uma interrupção de 27,5 horas.

*Diário do Nordeste.
*Foto: Davi Rocha.