quinta-feira, 3 de abril de 2025

Reino Unido devolve fósseis contrabandeados do Cariri


Um total de 25 fósseis de insetos levados ilegalmente da região da Chapada do Araripe, no Ceará, para o Reino Unido foi repatriado e transferido para o Brasil, no mês de março. Levado de forma clandestina, o material data de cerca de 100 milhões de anos e foi anunciado ilegalmente em um site especializado em venda de rochas e fósseis.

As peças chegaram a Brasília na última semana, conforme o Ministério Público Federal (MPF). O destino dos fósseis será o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.

A instituição é vinculada à Universidade Regional do cariri e abriga o acervo paleontológico da região. Após a conclusão de estudos, o objetivo é que os fósseis fiquem expostos no museu.

A repatriação dos fósseis aconteceu com atuação do MPF. O órgão recebeu a denúncia feita por uma pesquisadora em fevereiro de 2023.

Após certificação da origem brasileira dos fósseis com base em laudos paleontológicos, o pedido de devolução foi feito após conclusão da investigação aberta pelo procurador da República Rafael Ribeiro Rayol.

No laudo técnico, foi possível identificar a presença da pedra cariri nos fósseis. O material é típico da Formação Crato, localizada nos municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda, no Ceará.

*G1.